top of page

1871

A 8 de Outubro, foi fundada a Continental-Caoutchouc e Gutta-Percha Compagnie como Sociedade Anónima em Hannover. Na matriz, em Vahrenwalder Straße, entre outros artigos, são fabricados produtos de borracha mole, materiais impregnados de borracha e pneus maciços para coches e bicicletas.

 

1882

O cavalo a saltar é registado como marca comercial.

 

1892

A Continental fabrica, como primeira empresa alemã, pneus de bicicleta com câmaras-de-ar – os assim chamados Pneumatics.

 

1898

Início da produção de pneus para automóveis, sem perfil em Hannover-Vahrenwald.

 

1904

A Continental é a primeira empresa no mundo a desenvolver pneus com perfil para automóveis.

 

1905

A Continental produz pneus anti-derrapagem com rebites, que se assemelham aos posteriores pneus com spikes.

 

1908

A Continental inventa a jante desmontável para carros de turismo – uma considerável inovação que ajuda, a poupar tempo e forças na mudança de pneus.

 

1912

Segundo os desenhos do arquiteto Peter Behrens, dá-se início na Vahrenwalder Straße à construção de um edifício administrativo representativo. Em 1986 o município de Hannover adquire o edifício, onde instala um centro de tecnologia.

 

1921

No seu 50º jubileu a Continental lança, como primeira empresa alemã, o pneu Cord no mercado. O tecido fino utilizado substitui o tecido de linho menos flexível. Os pneus, "pneus gigantes“, produzidos neste ano pela primeira vez, pela Continental, começam a substituir os pneus maciços até aqui comuns nos veículos utilitários.

 

1926

A adição de negro de fumo confere aos pneus uma maior resistência à fricção e ao envelhecimento e, finalmente, também a sua característica cor preta.

 

1928/29

Fusão com empresas importantes da indústria alemã da borracha para a Continental Gummi-Werke AG. Aquisição de fábricas em Hannover-Limmer e em Korbach no Hesse.

 

1932

Sob a designação Continental-Schwingmetall chega ao mercado uma liga de borracha-metal, que permite um suporte de motor de efeito amortecedor de choque e de ruído.

 

1936

Início da produção de pneus á base de borracha sintética.

 

1938

Lançamento da primeira pedra para a fábrica de pneus em Hannover-Stöcken.

 

1943

Registo da patente para pneus sem câmara-de-ar.

 

1945

Graves danos de bombeardamento nas fábricas de Hannover-Vahrenwald e Korbach. No entanto, a 14 de Junho, o governo militar britânico autoriza a retoma da produção na fábrica de Hannover.

 

1951

Início da produção de correias transportadoras Stahlcord (de fios metálicos).

 

1952

Além dos pneus convencionais, a Continental oferece por primeira vez pneus M+S para o uso especial no inverno.

 

1955

No princípio do ano, a Continental dá início, como primeira empresa alemã, à produção de pneus sem câmaras-de-ar. Igualmente como primeira empresa, a Continental desenvolve foles de suspensão pneumática para a suspensão de autocarros e camiões.

 

1960

Início da produção em série de pneus radiais.

 

1961

Conclusão da fábrica Dannenberg (Elba). Primeiro são fabricados produtos em matéria sintética para a indústria automóvel.

 

1964

Construção de uma fábrica de pneus em Sarreguemines, França. Em Northeim nasce uma fábrica para produtos técnicos.

 

1967

Inauguração do circuito de ensaios Contidroma margem da Charneca de Lüneburg. Em 1994/95 a superfície do terreno de ensaios é aumentada para mais que o dobro, a fim de construir um trajeto de maneio de 3,8 kms para automóveis ligeiros de alta potência. Em 2001 é inaugurado um trajeto de 3,7 kms para a avaliação sonora.

 

1971

Na fábrica de Korbach nasce a maior fábrica europeia para tubos flexíveis técnicos. Toda a produção da especialidade, é trasladada de Hannover para lá.

 

1972

A Continental lança o pneu de inverno sem spikes ContiContact no mercado.

 

1974

Como primeiro fabricante, a Continental fornece foles de comunicação de poliuretano fabricados pelo processo de sopro e extrusão, para a indústria automóvel europeia

 

1976

Em Northeim, é inaugurado um dos maiores terminais de correias de transporte da Europa.

 

1978

Aquisição da Techno-Chemie, Frankfurt – uma das principais empresas alemãs de tubos flexíveis reforçados.

 

1979

Com a aquisição das atividades europeias de pneus da Uniroyal Inc. Americana, a Continental cria uma base mais ampla na Europa.

 

1983

Os Continental-Hydrolager – elementos especiais de suporte para o combate da vibração e do som, são fabricados em grande série para a indústria automóvel.

 

1985

Aquisição das atividades de pneus da empresa austríaca Semperit.

 

1987

Compra do fabricante de pneus norte-americano General Tire, Inc. Desde 2001 a empresa chama-se Continental Tire North America, Inc.

 

1989/90

Fundação de uma joint venture com a Mabor portuguesa para a produção de pneus em Lousado. Em 1993, sucede-se a aquisição total das atividades de pneus, assim como, de uma fábrica para a produção de tela têxtil para pneumáticos.

 

1991

Emancipação do ramo de grupo produtos técnicos, sob a marca geral ContiTech.Com o ContiEcoContact a Continental lança no mercado como primeiro fabricante, um pneu para ligeiros, amigo do ambiente.

 

1993

A participação maioritária na empresa checa Barum abrange, além da fábrica de pneus para ligeiros e veículos utilitários em Otrokovice, também uma organização comercial com cerca de 50 filiais próprias. Incluindo as diversas sociedades comerciais como p.ex. a Vergölst, a Continental hoje dispõe de mais de 2.200 empresas de pneus e de franchising em 13 países europeus.

 

1994

A Benecke-Kaliko AG é integrada na divisãoContiTech. Os eixos prioritários de produção são o couro artificial e os laminados.

 

1995

Estruturação da Divisão Automotive Systems, para fortalecer os negócios sistemáticos com a indústria automóvel.

 

1997

A Continental apresenta o ISAD (Amortecedor Integrado de Partida e Alternador), pelo qual recebeu o Prémio de Inovação da Economia Alemã. O ISAD combina a partida e o alternador e um único dispositivo no automóvel. Esta tecnologia-chave é pressuposta para os sistemas de transmissão híbrida, que contribuem sensivelmente para a redução de consumo de combustível e emissões poluentes.

 

1998

Aquisição do Setor de Automotive Brake and Chassis de uma empresa americana de ação global. O núcleo é representado pela Alfred Teves GmbH, Frankfurt.

 

1998/99

Ampliação da posição mundial no ramo de pneus na Argentina, México, África do Sul e Eslováquia.Outros passos no caminho da internacionalização de negócios da ContiTech no Brasil, Chile, México e Hungria.

 

2000

Inauguração da nova planta para pneus de automóveis em Timisoara, Romênia. Continental e Nisshinbo fundam uma empresa conjunta (Continental Teves Corporation) no ramo de Sistemas de Freios e Chassis para os mercados japonês e coreano.

 

2001

Com a aquisição do especialista internacional em eletrônica, Temic (foto: Planta de Nuremberg), a Continental fortalece as atividades no mercado crescente de eletrónica automóvel.Aquisição de participação majoritária, em duas empresas japonesas de Produção de Componentes de Acionamento de Freios e discos de freios.ContiTech adquire 51% de um produtor chinês de tubulações de mangueiras.

 

2002

A ContiTech inaugura, uma nova planta de produção de sistemas de transmissão na Romênia, e uma fábrica para a ampliação da produção de amortecedores pneumáticos na Turquia. Para ampliar as atividades com pneus junto às construtoras automóveis japonesas, a Continental e Yokohama fundam uma Joint-Venture 50%/50%.

 

2003

ContiTech funda uma empresa conjunta, para a fabricação de foles de amortecedores pneumáticos na Coreia. Através da fundação da empresa conjunta Continental Sime Tyrena Malásia, a Continental fortalece a sua posição de pneus no mercado Asiático e na Austrália.

 

2003

Apresentação do ContiSportContact 2 Vmax, o primeiro pneu de estrada para automóveis de alta gama, licenciado para velocidades até 360 km/h.

 

2004

Aquisição da Phoenix AG. Pela fusão da ContiTec e Phoenix surge o maior especialista do mundo em borracha e tecnologia de plásticos. 

A Continental amplia sua produção na Roménia. Uma planta para a produção de grupos funcionais, para a eletrónica automóvel com um setor de pesquisa e desenvolvimento é inaugurada em Sibiu, o mesmo acontecendo com uma planta produtiva para produtos de climatização em Timisoara.

 

2004

No México é colocada em funcionamento uma nova planta para a produção de componentes de freio. Aquisição do ramo de sensores de roda, de uma empresa japonesa com planta produtiva na China.

 

2005

Cooperação com a ZF Friedrichshafen para o desenvolvimento e comercialização da Tecnologia de veículos híbridos.

 

2006

Início da produção de sapatas de freio na nova planta de Zvolen, República Checa, e da produção de pneus para automóveis e utilitários em Camaçari, no Brasil. ContiTech adquire um produtor dinamarquês de correias de acionamento, com plantas de produção na Dinamarca, China, Coreia e Índia. A Continental adquire o Setor de Eletrónica Automóvel da americana Motorola, Inc. e assim amplia suas atividades, entre outras, no ramo da Telemática 

 

2007

Com a aquisição, da participação maioritária na Continental Matador Rubber s.r.o, a Continental estrutura a sua posição no mercado para as Divisões de Pneus e ContiTech na Europa Central e do Leste. A Continental adquire a Siemens VDO Automotive AG e conquista um lugar entre os Top-Five dos fornecedores para a indústria automóvel. Ao mesmo tempo, a posição no mercado da Europa, América do Norte e Ásia é fortalecida substancialmente. 

 

2008

Na fábrica de Nurembergarranca a produção em série de baterias de iões de lítio para utilização em veículos com propulsão híbrida.

 

2009

Em Xangai será inaugurada a nova Central para a Ásia e um Centro de Investigação e Desenvolvimento. O Centro representa mais um importante marco para o crescimento da empresa na China e na Ásia. Após aprovação da Oferta Pública de Aquisição publicada no verão de 2008, a Schaeffler KG será a maior acionista da Continental AG.

 

2010

O ContiSportContactTM 5 P é lançado no mercado. O novo pneu de verão de alta performance é concebido especialmente para carros desportivos e de tuning.

 

2012

A joint venture SK Continental E-motion, entre a Continental AG e a SK Innovation, Seul (Coreia do Sul), desenvolve e fornece tecnologia de baterias de classe mundial para a indústria automóvel. 

A ContiTech está a reforçar o seu negócio com gamas de tubos para a indústria automóvel e adquiriu a unidade de tubos de ar condicionado da American Parker Hannifin Corporation, que tem a sua sede em Collierville, no Tennessee.

A nova unidade “AIBA”, em teste no Contidrom, permite ensaios independentemente das condições atmosféricas, sem condutor e em piso seco e molhado. Em pleno funcionamento, podem ser realizadas cerca de 100 000 travagens num corredor de 300 metros.

 

 

Cronologia Histórica

bottom of page